terça-feira, 5 de julho de 2011

Alert (Não Vermelho: Cor de Merda a Fugir!)


Num blog recente (aqui) li uma boa exposição, já existindo diversas de igual qualidade, sobre o programa informático Alert(r), que serve alguns  desgraçados hospitais por este país fora.

De uma forma geral, aliás, a gestão informática por cá padece de uma qualquer patologia que varia entre o paternalismo bacoco em barrar o acesso a certos sites (isto, entenda-se, depois do utilizador se ter identificado com palavra-passe e ser, desta forma, facilmente identificável no caso de acto "ilícito") e a teimosia em manter programas ridiculamente (mas orgulhosamente) deficitários no activo, com o pretexto de terem sido caros, perpetuando desta forma um erro, que foi ter apostado numa empresa autista, que não procura servir os profissionais que supostamente deveria servir para estes prestarem melhores cuidados, mas antes servir-se deles (até ao limite da loucura!) para provarem que 2 mais 2 é igual a 5.

O Alert(r) tem obviamente virtudes. Mas não são secundárias ao Alert(r) propriamente dito, são virtudes que emanam do bem que faz ter acesso informatizado a uma quantidade de dados que antes nos eram fornecidos em papel, películas e processos escritos de forma mais ou menos ilegível, ou, no caso das receitas, do bem que faz ultrapassar a "burocracia da receita" com uma base de dados de medicamentos e uma impressora, à qual milhares de tendinites potenciais devem a sua inexistência.

Por mais que se explique aos criadores do monstro, que se pensava estarem abertos às sugestões para futuros melhoramentos, que para uma história clínica precisa-se de um espaço em branco para escrever (e não uma série de itens "para se clicar" espalhados numa série de separadores dispersos por uma série de janelas!), tal parece ser de realização impossível, para aquelas doutas cabecinhas pouco pensantes (e ainda menos executantes). Claro que, pelo caminho, todos aprendemos (é a primeira preocupação e angústia, após os sucessivos "downgrades" ou "não-mexe-em-nada-grades" da marca) a procurar o tal espaço em branco onde podemos escrever o que o doente nos diz, o que achamos que ele tem e o respectivo plano, mantendo-nos nas tintas para todo o colorido periférico que é tão prezado pelos criadores. Mas não é nada que comova, obviamente, os responsáveis pelo monstro. Após 4-5 anos, teimam em insistir em empurrar todos aos registos "por cliques", e em dificultar o acesso ao "campo em branco", que todos usam....

Uma folha de análises. É o problema informático do século em Portugal, de acordo com esses senhores. Existe um link, no Alert, para se aceder aos registos de análises do laboratório (também eles informatizados). Porém, passar os valores dos registos do laboratório para uma folha de Excel ou similar, por forma a permitir a avaliação da variação temporal dos diversos itens... isso não é possível. Lá temos por isso, apesar da informatização, a necessidade, se quisermos avaliar seriamente os casos complexos com que nos vamos deparando, que pegar numa tabela em papel, numa caneta, e meter mãos à obra. Com a agravante de ser cada vez mais difícil arquivar o papel onde se fez o registo, e voltar a vê-lo sempre que necessário.

At least (not last, nem de perto, infelizmente...), a horrível lentidão da coisa.... De fazer perder a paciência a um santo em férias num dia feriado, e por conseguinte, a de qualquer ser pensante que está de Urgência, ou a fazer uma simples consulta, com o stress da afluência e da falta de tempo em contramão com a calma imposição informática de longas esperas técnicas, agoniantes minutos a olhar para uma rodinha às voltas de cada vez que se clica (e clica-se TANTO...) em todo e qualquer sítio daquele malfadado programa....

Por isso, o Alert é um traste de programa informático: não serve os médicos (preferiam os registos no papel, apesar das óbvias limitações que isso impunha no acesso e no cruzamento dos dados), não agiliza o atendimento aos doentes (aumenta a demora), não facilita o raciocínio dos casos clínicos (dificulta), e não permite o trabalho informático dos dados nele registados.

Aliás, acho fabuloso que o "apoio técnico" seja sobretudo feito por psicólogos com alguma formação no programa. Nisso acertaram em cheio.

O que levanta a questão: não haverá em Portugal, com as Universidades boas no campo da informática que se diz haver por cá, uma alma que nos salve? "Isto" é a única alternativa existente, uma condenação para todos nós à qual nunca poderemos fugir? Ou "isto" deve-se, como alguns já questionam (e a qualidade em causa efectivamente sugere), a uma qualquer negociata foleira lesa-pátria a nível superior?

Uma sugestão: Word e Excel (ou similares). Já estão inventados. Adaptem!!!

O Alert(r) é melhor que papel? Consegue a incrível proeza de nos deixar a pensar, feita esta pergunta.
E isso diz tudo....

1 comentário:

Cogitare em Saude disse...

Recomendo para leitura ...No meio da crise, Médicos querem ganhar tanto como os Magistrados. Quem o disse foi o Fundador do Serviço Nacional de Saúde, António Arnaut. Leiam mais aqui http://cogitare.forumenfermagem.org/