domingo, 19 de junho de 2011

Coisas Intrigantes

Escreve hoje no Esquerda.net (não sei fazer links, o que lamento...; mas o endereço é http://www.esquerda.net/opiniao/o-que-falta-fazer) o Sr Bruno Maia, médico de acordo com a informação disponível através de um link que lá há, o seguinte, relativamente às liberdades (e faltas delas) de minorias de comportamento sexual, e que me deixou algo "enduvidado":

"(...) Falta garantir igualdade nos serviços, assegurar que o sistema de saúde e os seus profissionais tratam todos e todas com respeito e procuram ajudar de acordo com as nossas especificidades. (...)".

E as minhas dúvidas são:
-Se há falta de igualdade ou de respeito, ela deve ser tratada como a desigualdade ou a falta de respeito por qualquer utente, e isso já existe (e é, obviamente, penalizável desde sempre...).
-Quais "especificidades"??

Mas o autor continua, quero crer que algo precipitadamente:
"(...) Falta garantir que ser idoso e homossexual não é uma desvantagem na saúde, (...)".

Não percebo bem. O primeiro qualificativo (ser idoso), porque o colega há de saber tratar-se de um factor de risco independente para doença e morte (e de difícil solução...). O segundo (o ser homossexual), porque, tirando o facto de ter-se tratado de um comportamento sexual de risco indesmentível há uns anos atrás (desconheço dados actuais), com a morbi-mortalidade relativa às doenças associadas, não me parece haver qualquer "desvantagem" adicional....

Há pois aqui, parece-me, várias confusões (e debrucei-me apenas às relativas ao tema do blogue...).
Será por falta de Causas na actualidade, a uma militância outrora vibrante?
Oxalá....

Sem comentários: