sábado, 28 de novembro de 2009

Férias

Pasmar é bom.
Por conjunturalidades diversas, estas férias não estão a ser bem de descanso à sombra da bananeira, mas enfim, lá estou longe do Hospital, por um período improvável de quase um mês.
Já vou a meio, e estou a gostar, sem pensar em Medicina, apesar dos entrecortes que me fazem sempre aqueles meus doentes crónicos de estimação, que lá me vão ligando com dúvidas existenciais diversas para o meu telemóvel.
Não estou a viajar, mas até prefiro, não sou adepto de aeroportos e aviões, e sempre estranhei essa curiosa apetência de tantos indígenas em fazer de conta que vão conhecer outros países passando neles um fim-de-semana, ou quinze dias, de correria.
Compreendo o atractivo de uma praia tropical, de um museu específico, de um espectáculo pontual exclusivo lá por fora.
Agora, cidades? Vilas, aldeias, paisagens? Uma boa fotografia e estou contentado, dispenso o som e o cheiro.
Por cá é que me sinto bem, apesar de todos os defeitos que tão bem (e tão excessivamente) nos reconhecemos.
Afinal, as férias são aquela coisa que porventura este país produz de melhor.
Eu também acho isso, um bacalhau do Minho, uma visita ao Gerês (com cavalgada para maçaricos se apetecer), uma posta mirandeza em trás-os-montes, uns enchidos das beiras, com sorte um pouco de neve, as planícies alentejanas, as praias do litoral alentejano e do Al(l?)garve, o descanso da sua própria casa, o falar a nossa língua, o ouvir falar a nossa língua, o nosso saneamento razoável, os nosso serviços de saúde acima da média (;-)... ora eis um cocktail para umas boas férias.
E agora, com a vossa licença, vou continuar as minhas, a fumar um saboroso cigarro, a preparar-me para ver o meu querido Sporting, em frente a um saboroso bife do lombo com molho de mostarda e batatas fritas!

2 comentários:

cristina disse...

Até que enfim que conheço alguem com eu (virtualmente falando ) odeio aeroportos,malas para um lado, malas para o outro,depois ter que acordar cedo para ir ver o sitio x e Y uma seca, alias quando vou arrastada para algum lado depois tenho que tirar férias das férias é que venho mais cansada do que fui. Bom,bom é estar em casa com a lareira e a chover lá fora, acordar a hora que se quer,comer a hora que se quer isso sim são férias.
Bom descanso

Anónimo disse...

ha ha ha ha

"bife do lombo com molho de mostarda e batas fritas" - umas férias a trabalhar para o colesterol!!!
Mas ainda assim, faça bom proveito! Até porque terá sempre ao seu dispor "serviços de saúde acima da média" ;) Nós continuamos a trabalhar!!

Um bom restinho de férias que bem merece!!

Cumprimentos

A.Silva