sexta-feira, 17 de julho de 2009

Porcos com Gripe

Ou gripe dos Porcos? Ou H1N1, A, Mexicana, what ever....
A suspeita lá começa a surgir, começando a destilar a tristeza analfabruta de um povo, convenientemente estimulado pelos seus desgraçadamente representativos dirigentes.
E lá começam a pingar nas Urgências os meus uni- ou oligo-neuronais concidadãos, de nariz pingante, com ar mais ou menos suíno, a recear a famosa gripe.
E a tendência é preocupante, não se vislumbra senão o caos, prevendo-se brevemente nas Urgências por este país fora um rolhão de almas encabeçadas por recipientes bradicefálicos. E são mesmo muitos.
Dizem-nos epidemiologicamente incompreensíveis protocolos que se deve "suspeitar" da mesma se vier de zona endémica ou tiver contactos com casos confirmados, com sintomas de gripe blá, blá, blá....
Que só demonstram que quem se ocupa da Saúde Pública neste país não vive, concerteza, neste mundo.
Zona endémica já é em todo o lado. Casos confirmados são para aqueles que têm capacidade, que não a nossa, de confirmar os casos (e não a areia para os olhos que são a confirmação em meia dúzia de eleitos devidamente seleccionados, escoltados por uma espécie qualquer de cosmonautas anti-sépticos de pacotilha).
Eu ainda compreenderia a insanidade se estivéssemos perante uma praga letal, numa tão desesperada quanto inútil tentativa de controlar um surto, cujo controlo está há muito, obviamente, para lá das nossas capacidades.
Mas não, esta treta toda é por uma gripe mediática, a "super-estrela" das gripes, tão "mazinha" como qualquer gripezeca sazonal, com a nuance de vir... fora de época.
O problema já não é a ausência de centros de reabilitação, de dinheiro para comer, de lares humanizados para morrer, de médicos para atender, de hospitais para internar, do cretinismo para esquecer....
É a gripe, ou seja, com a vossa licença, a solução final para muitos dos sofredores destes reais problemas do nosso pobre país (os velhos). Pobre em espírito, em dignidade, em lucidez.
Não é a gripe que me irrita e deprime.
É tudo o que esta gripe desenterra. É a ironia do título....

1 comentário:

Anónimo disse...

O homem comum delegou nos homens de ciência o seu bem-estar, porém, estes são fidelíssimos vassalos do poder económico. Em tempos de crise esta gripe é uma benção para as farmaceuticas. Só é pena que não tenha morrido mais gente...o inimigo público nº1 está desiludido e frustrado. Não tem mortos para noticiar. Quem mais jura mais mente, diziam os garotos há 50 anos. Vale tudo até tirar olhos.