sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Urgências Paliativas

Neste país que às vezes nos parece de faz-de-conta, não são infrequentes os episódios de "Urgências Paliativas". Isto a propósito de mais um caso pessoal, recente.
A pobre alma doente estava metastisada até ao tutano, ou por outras palavras com os pulmões e fígado polvilhados de tumor, sem indicação para sequer qualquer tipo de quimioterapia (paliativa), já sob morfina e neurolépticos, destinados a aliviar a dor e a obnubilar o estado de consciência nesta fase, que se quer por razões óbvias o menos lúcida possível.
Enfim, e os familiares não conseguiam encarar a coisa (e esta era a verdadeira razão da vinda ao serviço de Urgência).
Perante uma colega menos profissional, talvez pelas demasiadas horas de trabalho prévias a toldarem-lhe o juízo, terão tido uma má experiência de atendimento (do tipo, pelo que me contaram antes que eu conseguisse interromper, "o que vem cá fazer a esta hora"? ou "e o que quer que eu lhe faça"?), e sobrou para mim a herança do caso de paliação na passagem do turno pelas oito da manhã.
Descobri que alguns dos filhos ainda não estariam "conformados" perante a mãe agónica. Que queriam que se fizesse "algo" perante aquela respiração de peixe-fora-da-água. Que não estariam em condições de a levar para casa "naquele estado".
Enfim, tudo coisas que o comum dos leitores deve achar natural, com fácil empatia perante o drama de se perder uma mãe, mas que deixa os nervos de qualquer profissional, ali presente para diagnosticar, tratar e orientar casos eventualmente urgentes, à flor da pele.
Num país a sério, essas almas doentes (não a doente propriamente dita, que lá foi fazendo bólus de morfina ao sabor da dor presumida e assumida, e do seu estado de consciência, num esquema aliás parecido ao prescrito pela oncologista que a seguia e tinha medicado, e bem) teriam já sido submetidas a um acompanhamento que lhe pusesse algum rumo nos neurónios, no sentido de se conformarem com a inevitabilidade, escusando-se a transportarem a mãe para um local hostil (tão apaziguado quanto um corredor de Urgência) perante profissionais pouco preparados para o adequado e digno encaminhamento de uma situação tal, como são, ou deveriam ser, os últimos minutos ou horas, em agonia, de uma vida.
Alguém já lhes deveria ter aberto os olhos, convencendo-os que o melhor que poderiam oferecer à mãe seria sossego, seria carinho, seria presença permanente, além dos indispensáveis fármacos que já possuiam.
Alguém lhes deveria ter dado um abanão, e dizer-lhes que era altura para crescerem, da mesma forma que se presume que a senhora doente teria tido atitude adulta sempre que os meninos se encontraram doentes no passado.
Ou seja, alguém lhes deveria ter encaminhado o luto, de alguma forma, para que o essencial, e o essencial era o conforto da pobre alma doente, fosse respeitado, preservado e considerado acima de qualquer desconforto egoísta, de sentimento de perda egoísta, ou de saudade que se quererá, pela amostra, rapidamente esquecida.
Eu tentei, e não consegui. Aqui e ali, ao longo do dia, vislumbrei que houvesse alguma lufada de lucidez em alguns dos familiares, mas nada feito, na hora da verdade, entenderam que não havia "condições" para a afastarem daquele local, seja lá o que isso for (um sorriso? um flashback? enfim, seguramente algo do domínio da ficção, à qual toda aquela gente estava ainda demasiado ligada, e que infelizmente a realidade teima em desprezar).
Neste país, não se sabe viver com a morte dos próximos. E, mais grave ainda, não se respeita o próximo nesse contexto, tratando-o como um objecto que se quer higienicamente longe da vista, e por isso longe de casa, pouco importando que para isso fique numa solitária e abandonada cama de enfermaria, na confusão de uma maca num serviço de Urgência ou num qualquer aterro sanitário.
A senhora lá morreu, uma longa dúzia de horas depois, sozinha, num quartinho onde estava outra senhora, igualmente agónica, que aliás também faleceu pouco depois. Sedada e analgesiada, tanto quanto me foi possível fazer nos intervalos da confusão, costumeiramente muita.
A família lá estava, algures, bem longe dela.
E ficou extremamente grata pela "sensibilidade" que eu tinha demonstrado perante o "problema" (o problema deles, entenda-se), quando lhes transmiti o inevitável desfecho.
E eu, cansado ou distraído depois de 24 horas seguidas de trabalho, por pouco ia ficando satisfeito com o "elogio"....

2 comentários:

Anónimo disse...

É assim mesmo... tal como descreveu! Vezes e vezes sem conta!
Vamos ter mais uma ponte em Lisboa, o TGV, um novo aeroporto, mas não temos dinheiro pagar salários e deslocações, a mais alguns profissionais de saúde por todo o país!! Se tivessemos esse dinheiro e a respectiva presença de espirito dos responsáveis pelos serviços de saúde, histórias como as que conta não se repetitiriam! Teriamos certamente prestação de cuidados paliativos!
Na verdade, estas situações acontecem porque os familiares desesperam... não sabem o que fazer, não estão preparados para ver os seus entes queridos morrer... não conseguem fazer o luto, não aceitam esperar que a natureza cumpra o seu papel!
E nas urgências, a pressa é muita e a confusão quase uma constante. ainda assim, muitas pessoas veem neste caos a única porta aberta para buscar auxilio perante a perda iminente!
Admiro-o por resistir á aceitação tentadora do elogio! Mas, incito-o a fazer um bocadinho mais! Revolte-se: mostre a sua indignação aos seus superiores (faça-o por escrito, senão não o ouvem), instrua os familiares a fazer o mesmo! Faça-o não só pela tranquilidade de quem trabalho nas urgências, mas pela dignidade daqueles que deveriam morrer num sitio mais calmo, com mais carinho e proximidade dos seus. Faço-o porque morrer assim e, ver ou não, os entes queridos a morrem aquartelados num cantinho... não é correcto, não é digno!
Se por acaso tiver algum cargo de chefia, então tome as redeas e seja agente de mudança!

Muito obrigado pela lucidez e pela coragem da partilha... sempre acreditei que temos médicos, dignos do nome!!

Placebo disse...

Obrigado pela crítica e pelo elogio.

Mas não, ainda não tenho qualquer cargo de chefia.
E diz quem sabe, dificilmente lá chegarei.

Um abraço!